O SINDICOM-BA, com a missão de fortalecer relações e representar seus associados em espaços de importância, esteve presente em eventos dos setores de combustíveis, economia, tecnologia e inovação em todo o país no ano de 2019. Confira abaixo a listagem dos principais.
Reuniões de Diretoria Fecomércio-BA (Janeiro)
Luiz Gonzaga, Carlos Andrade, Roberto Tadros e Kelsor Fernandes.
Durante a reunião de Diretoria do mês de janeiro da Fecomércio-BA, houve a primeira visita oficial do presidente da CNC, Sr. José Roberto Tadros, à Casa do Comércio. Na oportunidade, Tadros foi condecorado com a Medalha do Mérito Visconde de Cairu pelo presidente da Fecomércio-BA, Sr. Carlos Andrade. Criada em 1981, a comenda é utilizada para homenagear personalidades que se destacam na atividade comercial da Bahia ou que prestaram relevantes serviços ao desenvolvimento socioeconômico do País. Eleito em 2018, o Sr. Roberto Tadros comanda o órgão máximo da representação empresarial do comércio no país.
Ruy Andrade, João Carlos da Silva e Marcia Telles.
O CEPRAM, órgão superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA), de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal tem por finalidade o planejamento e acompanhamento da política e das diretrizes governamentais voltadas para o meio ambiente, a biodiversidade e a definição de normas e padrões relacionados à preservação e conservação dos recursos naturais.
O SINDICOM-BA possui representação neste Conselho através do nosso Delegado Representante, Sr. Ruy Argeu do Amaral Andrade, e através da Gerente Executiva, Sra. Fernanda Bulhões, que participa da Câmara Técnica Recursal. O Sr. Ruy Argeu tomou posse em cerimônia com participação do Secretário de Meio Ambiente, Sr. João Carlos da Silva, e da Diretora Geral do Inema, Sra. Marcia Telles.
Clécio Santana e Sadi Leite.
O Congresso dos Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais é um dos maiores eventos do segmento no Brasil. O Congresso apresentou o que há de mais moderno e representativo em equipamentos, processos e sistemas de gestão, reunindo revendedores, empresários e empreendedores ligados ao setor. Foram mais de 40 expositores, palestrantes e rodas de debate com órgãos fiscalizadores da revenda, que trouxeram informações sobre mercado e perspectivas econômicas.
O SINDICOM-BA esteve representado pelo seu Diretor Financeiro, Sr. Clécio Santana, pelo seu Diretor Executivo, Sr. Sadi Leite e pela Gerente Executiva, Sra. Fernanda Bulhões, que retornaram para Salvador repletos de novos conhecimentos, contatos e informações úteis inteiramente disponibilizadas aos associados.
Manoel Carnaúba, Mangabeira Unger, Luiz Gonzaga e Ruy Andrade.
Em 31 de maio, na Associação Comercial da Bahia, o Professor Roberto Mangabeira Unger, um dos mais respeitados intelectuais brasileiros e o único latino-americano catedrático na mais famosa universidade do mundo, proferiu a Conferência “Nova Realidade da Economia Brasileira”, dirigida aos empresários baianos. O evento foi uma realização da Fecomércio-BA e do SINDICOM-BA, com o apoio da Associação Comercial e das Federações Estaduais da Indústria e Agricultura.
O Professor Mangabeira foi Diretor Geral do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), por duas vezes foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil e é autor de dezenas de livros sobre economia, direito, sociologia e política. O ex-presidente norte-americano Barack Obama afirmou que Mangabeira – neto do memorável ex-governador da Bahia Otávio Mangabeira – foi o seu melhor professor em Harvard.
Auditório da FIEB.
O Seminário Spread Bancário no Brasil reuniu no auditório da FIEB, em Salvador, empresários do comércio e da indústria para discutir este assunto tão caro ao setor produtivo. Spread é o conceito que define a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. Hoje, o país tem taxa spread de 38,4%, uma das maiores do mundo. O evento foi uma iniciativa da Fecomércio-BA e da FIEB, com o apoio da Rádio BandNews FM.
Encontro na sede da FIEB.
O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Governo Federal, Sr. Carlos da Costa, em visita a Salvador, participou do encontro com os Parlamentares Federais, na sede da Fieb, e reforçou a importância de criar vínculos e diálogos entre as instituições e poderes a fim de realizar as reformas que o país necessita. A Fecomércio-BA, Fieb e Sebrae apoiaram o evento.
Luiz Gonzaga, Michael Davis, Paulo Miranda, Giselle Valdevez e Francisco Nelson.
O EXPOPOSTOS é um encontro bienal que visa a conectar empresas, marcas, produtos, serviços e novidades nas áreas de distribuição e venda de combustíveis. Especialistas, executivos de associações e representantes do Governo marcaram presença nos debates sobre mercado, macroeconomia, gestão, revenda de combustíveis, iniciativas de combate às irregularidades no setor, serviços de conveniência, atendimento, liderança e cases de sucesso nos postos de serviços.
O fórum contou com importantes palestrantes, inclusive internacionais, como Michael Davis (vice-presidente da Associação de Lojas de Conveniência e Postos de Combustíveis para o mercado americano), Leonardo Gadotti (Plural), Paulo Miranda (Fecombustíveis), o jornalista Alexandre Garcia e Caito Maia. O SINDICOM-BA se fez presente, angariando informações e contatos que foram disponibilizados aos associados.
Auditório do SENAI Cimatec.
A iniciativa do Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra (REATE) contou com representantes dos Ministérios de Minas e Energia, da Economia, ANP, FIEB, Sebrae e Governo da Bahia. Mirando as oportunidades que o programa deve criar para o estado, o governo da Bahia preparou o lançamento do programa Novo Mercado de Gás na Bahia. O presidente da FIEB, Sr. Ricardo Alban, destacou que o SENAI Cimatec já desenvolve tecnologias para aumentar a produtividade na exploração de Petróleo e Gás em campos maduros. Ele citou também o Cimatec Industrial terá a primeira etapa inaugurada em breve, trazendo novas possibilidades na pesquisa aplicada e testes para a indústria.
Luis Teixeira, Aurélio Amaral, Luiz Gonzaga e Bruno Caselli.
O SINDICOM-BA promoveu no mês de agosto uma reunião com o intuito de discutir as peculiaridades do contrato de fornecimento da Petrobrás para com as Distribuidoras de Combustíveis, contando com a participação do Diretor Aurélio Amaral (ANP), do Superintendente Bruno Caselli (ANP) e do Chefe de Núcleo Luis Teixeira (ANP). Os representantes das distribuidoras associadas ao SINDICOM-BA expuseram suas observações e ponderações sobre o documento referido, enriquecendo o debate na construção de novas propostas.
Hamilton Mourão e Carlos Andrade.
O vice-presidente da República, Sr. Hamilton Mourão, participou do seminário “Brasil: Futuro Econômico”, em Salvador, promovido pela Fecomércio-BA e Faeb. O evento lotou o Teatro Sesc Casa do Comércio com empresários dos setores de comércio, indústria, serviços e agricultura, além das autoridades. O vice-presidente trouxe um panorama da geopolítica nacional e mundial abordando temas como agronegócio, economia nacional, a atual situação política do país e reforma tributária.
O Sr. Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez a palestra de abertura do evento, cuja mesa foi composta pelo presidente da Faeb, Sr. Humberto Oliveira, pelo presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Sr. João Martins, e pelo presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), Sr. Paulo Fernando Marcondes Ferraz.
Auditório do Hotel Wish.
O Simpósio “Regulação e Competitividade no Novo Mercado de Gás” foi realizado em Salvador para discutir o panorama e novos rumos para o setor. O evento, promovido pelo Grupo A TARDE de Comunicação e pela Comissão Especial de Energia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, também contou com o apoio da Comissão Nacional de Energia do Conselho Federal da OAB. Ao longo do evento, questões sobre políticas públicas foram debatidas visando a criação e ampliação da infraestrutura. Para tornar o preço do gás mais competitivo para o estado, pontos sobre a malha de gasodutos e a descentralização dos processos de transporte e distribuição foram pautados no debate, além da atual falta de regras claras para o setor.