Hoje, 10, é comemorado o Dia Mundial do Biodiesel, uma homenagem a essa fonte de energia. No estado baiano, o combustível desempenha um papel importante no setor de transporte, contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O Estado, atualmente, é uma região importante para a produção do biocombustível, sendo essencial garantir um sistema eficiente de deslocamento que atenda a demanda crescente desse produto no estado e no país. No relatório de Produção Nacional de Biodiesel Puro – B100 (m³), divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Bahia foi responsável pela produção de mais de 430 mil m³ do insumo ao longo de 2020.
Alan Coelho, gerente operacional da Transbahia, empresa baiana que atua no transporte de combustíveis, químicos e lubrificantes dentro e fora do Estado, compartilha que uma das dificuldades encontradas na distribuição do biocombustível é a situação das estradas, que em determinados trechos se encontram em uma situação precária, como a BR-242 no trecho que liga os municípios de Iraquara (BA) e São Francisco do Conde (BA).
“Hoje a empresa possui agilidade em seus serviços, principalmente por possuir um equipamento de pronta entrega, devido à intensa demanda interna no Estado, principalmente nos municípios de Candeias, Iraquara e Simões Filho sem contar com o investimento nos equipamentos da nossa frota que garantem segurança e agilidade nos processos.”
Em razão da falta de estrutura na região e da extensão territorial, investimentos em logística e uma gestão estratégica de rotas são essenciais para otimizar o serviço, garantindo que o produto chegue de forma eficiente e segura aos seus destinos.
Coelho compartilha que a garantia de qualidade dos serviços prestados pela empresa começa a partir de suas ações estratégicas de comunicação interna, que contam primeiro com treinamentos específicos para o transporte de cargas perigosas e termina com a aquisição de produtos de qualidade e certificados.
“Por possuir equipamentos certificados, aptos para carregar esse tipo de produto, dentro das determinações legais e fiscais, a Transbahia hoje consegue entregar garantia de segurança em seus serviços. Por exemplo, quando o motorista faz o carregamento de biodiesel ou qualquer outro produto ele possui a carga verbada e rastreada com telemetria, o manifesto, rotograma, e, é claro, as orientações.”